Nazal vira guia para alunos do Vitória e Francisco Romero visita turma no centro
Convidado especial dos alunos da 4ª. série do Fundamental do Colégio Vitória, o fotógrafo ilheense José Nazal - conhecedor das imagens do passado e do presente do patrimônio arquitetônico de Ilhéus - foi guia da turma durante uma visita ao sítio histórico. O grupo, supervisionado pela educadora Adriana Soares Galo, percorreu os principais pontos do centro para comprovar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A aula externa foi o complemento de atividade anterior, realizada na escola, quando José Nazal abordou aspectos da transição de Ilhéus, de Capitania a Município. A aula teve como o livro do 5º ano da Coleção Ilhéus...Ontem e Hoje! da educadora Adélia Melo. Fazendo uma viagem por mapas, fotos, curiosidades e textos, Nazal explicou, entre outros aspectos, que os municípios se dividem em distritos e bairros, e abordou aspetos dos limites territoriais entre Ilhéus e ltabuna, assunto sobre o qual é profundo conhecedor.
“Foi uma exposição impecável, que além de trazer conhecimentos de História e Geografia, levou os alunos a conscientizarem-se sobre a realidade em que vivem e o quanto são privilegiados”, destaca Adriana. O convidado também ficou feliz com a interação da turma e revelou que ficou emocionado quando os alunos o parabenizaram pela sua luta em defesa do nosso território.
Os depoimentos de alguns alunos revelam que a turma aprovou a atividade. “Achei que a visita que recebemos foi de um grande homem que ama sua cidade. Ele nos ensinou sobre Ilhéus, seus vizinhos e seus limites. Essa visita foi inesquecível”, destacou Ana Clara Lemos. Para Luma Leopoldino foi interessante saber que “Ilhéus era maior e foram tomando partes do município”.
Lívia Chaves afirmou que “o mais interessante foi a parte em que ele mostrou o mapa de Ilhéus”. Gabriel José passou a conhecer mais do próprio bairro: “Eu gostei quando ele falou sobre a Conquista, que era o setor censitário 18; e lá é onde eu moro!”. Bella Kruschewsky acredita que “estudar sobre Ilhéus é conhecer a vida, o futuro, o lugar que vive ou viveu”. Camilla Pereira completa: “É importante estudar para quando a gente crescer, saber cuidar de Ilhéus, defendê-la!” .
Francisco Romero visita centro histórico - Um importante personagem histórico ganhou vida em aula de campo dos alunos do 1º. ano do Fundamental do Colégio Vitória: o oficial Francisco Romero, administrador da Capitania de São Jorge dos Ilhéus. A aula externa, no sítio histórico, teve como destaque a encenação feita por Tia Irá, professora de Filosofia, que recebeu o grupo de alunos na Praça Dom Eduardo, no centro, em frente à Catedral de São Sebastião.
A atividade de aprendizagem sobre a história do município e seus principais personagens tomou como base os livros da coleção Ilhéus... Ontem e Hoje!, da educadora Adélia Melo. O material foi elaborado para ampliar os horizontes de conhecimento das crianças, com foco na realidade regional. Outros pontos foram visitados como o Outeiro de São Sebastião, antigo Morro do Focinho do Cão, berço da Vila de São Jorge dos Ilhéus.